Quem sou eu

Minha foto
Barretos, São Paulo, Brazil
Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Sociologia e graduado em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista. Professor da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos "Dr. Paulo Prata".

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dor

     É tão engraçado como nós vegetarianos acabamos por incomodar os "carnívoros". É só falarmos que não comemos carne que logo aparece uma manifestação de indignação ou uma piadinha. "Você não come carne? Come o que então?" Como se não tivesse mil outras coisas saudáveis e deliciosas para comer. Estamos no século 21, já não precisamos caçar para comer, temos outras opções. Evoluimos...

     E as piadinhas então..."Não sou burro para comer mato", "vai acabar ficando verde de tanto comer alface!" Como se a única opção de alimentação saudável fosse alface. Há vegetarianos que não gostam de alface e nem por isso deixam de ser vegetarianos. Porém, a dor, o sofrimento, o stress, o sangue não fazem parte do nosso cardápio. 

     Não é nem por questão de uma boa alimentação, o ponto principal da minha indignação mas é  por  uma questão de justiça! O ser humano ainda precisa encontrar sua humanidade. A idéia de superioridade em relação aos demais animais o torna bruto. A covardia prevalece.

3 comentários:

  1. è isso ai garoto...nada de difuntos em nosso cardapio.

    ADesao total ao ´verde´sem dor.

    ResponderExcluir
  2. Pois é,amigo... A evolução não nos melhorou o suficiente. Ainda há muito o que mudar enquanto humanos, já que se faz urgente ver o outro (por mais diferente que seja, quatro, duas, nenhuma pata) algo mais que objeto de uso. A ideia de covardia explica bem isso.

    ResponderExcluir
  3. Não consumo carne vermelha há 6 meses e a opção foi uma questão de saúde, mas penso que você tem razão, é um passo significativo, mas bem egoísta. Já consegui diminuir o consumo de frango e peixe, mas me sinto um ET socialmente. Se não for um restaurante vegetariano (que ninguem da familia ou amigos se dispoe a me acompanhar) acabo caindo em tentação. Quem sabe um dia chego lá.

    ResponderExcluir