Quem sou eu

Minha foto
Barretos, São Paulo, Brazil
Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Sociologia e graduado em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista. Professor da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos "Dr. Paulo Prata".

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Paraíso

      Sou um apaixonado por livros, adoro frequentar bibliotecas, livrarias, sebos...Um dos meus sonhos é formar uma biblioteca particular. Particular não no sentido individualista. Mas sim, de criar um espaço onde eu possa deliciar com a disponibilidade de um acervo, onde eu possa me cercar de literaturas, respirar o ar repleto de antologias poéticas, literaturas de teoria política, sociológica, antropológica, de cinema e arte. Gosto de manusear o livro, de sentir a textura das páginas, sentir o cheiro, encontrar anotações feitas em marca-páginas perdidas em meio a grafia. Como diria um pensador Argentino "Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria" (Jorge Luis Borges). 
      Tenho tentado ler no "meio digital", politicamente correto em meio a toda a discussão da degradação do meio ambiente. Mas há a possibilidade das impressões serem em papéis reciclados. E por que não investir nesta tipografia?
      Bom...Natal chegando (risos), amigo secreto, troca de carinhos, que tal receber livros de presente?
      Aí vai umas dicas, que estas sirvam pelo menos como referências para leituras posteriores.

- "Poliarquia" - R. Dahl;
- "Participação e teoria democratica" - Carole Pateman
- "A morte dos coronéis: política interiorana e poder local" - Maria T. M. Kerbauy
- "Ação comunicativa e emancipação" ; "Mudança estrutural da esfera pública" - Habermas
- "A terceira via: para além da esquerda e da direita" - Antony Giddens
- "La comunidad virtual: una sociedade sin fronteras" - H. Rheingold
- "Cibercultura" - Pierre Lévy
- "Cidadania, classe social e status" - T. H. Marshall
- "Casa grande e senzala" - Gilberto Freire
- "Os donos do poder" - Raymundo Faoro
- "Instituições políticas brasileiras" - Oliveira Vianna
- "O encontro de Joaquim Nabuco com a política" - Marco Aurélio Nogueira
- "A sociedade individualizada"; "Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos"; "Em busca da política" - Zygmund Bauman
- "Sistema político brasileiro: uma introdução" - Lucia A. e Antonio O. Cintra
-"Relativizando: uma introdução a antropologia social"; "A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil" - Roberto Damatta
-"Dicionário de política"; "Direito e Estado no pensamento de Emanuel Kant" - Norberto Bobbio
- "Direito, cidadania e participação" - Benevides (org)
- "Executivo e Legislativo na nova ordem" - Figueiredo; Limongi

Nossa... os títulos são muitos! Essa é apenas uma parte do meu sonho de consumo (risos). Muitos deles eu já li e reli, mas não os tenho. Percebo os livros como uma importante ferramenta de trabalho. Fica aí a dica! Bobinho eu? (risos)

"Dupla delícia - O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado" (Mário Quintana).


8 comentários:

  1. Marco Comédia, é isso aí!Ando muito concentrado na literatura de Ciência Política e Economia Ecológica e agora, para férias, só literatura! To lendo um livro chamado "A Guerra dos Tronos" e ganhei de amigo secreto um chamado "A Sombra do Vento". E vou ler, claro, muito gibi!!!!heheeh
    Espero que tenha e aprecia muitas leituras nas tuas férias!!!!

    ResponderExcluir
  2. Carissimo Marco,
    Acabei de conhecer teu blog, gracas a esse post sobre livros. Adoreu, e nao so porque incluiu o meu entre as recomendacoes, mas pela iniciativa mesmo. O blog eh muito legal, e assim que puder vou inlui-lo entre os preferidos do meu blog. Parabens! Abraco, Marco A. Nogueira

    ResponderExcluir
  3. Comédia total...Diegão... leitura é sempre bom, e sei o quanto é apaixonado pelos gibis. Saudade, abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Professor! É uma honra para mim, tê-lo como um leitor do meu blog. Admiro muito teu trabalho e sempre em congressos, concursos etc, quando perguntam o meu nome eu brinco, eu me chamo Marco Aurélio Nogueira (risos), daí falo que estou brincando, que sou Monteiro e não Nogueira, mas que um dia eu chego lá. Ou seja, o Senhor é uma referência para mim. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Marquito, sei que não é a mesma coisa, mas eu tenho o Dicionário do Bobbio completinho em pdf, quer que te mande?

    ResponderExcluir
  6. Cara, Instituições Políticas Brasileiras, do Oliveira Vianna, pensei que fosse só eu que gostasse.

    Sociologia pré-científica (já o chamei assim), o escambau.

    Tirando os sobre cybercultura e comunidades virtuais, são algumas de "minhas" obras principais.

    Ah! a biblioteca Brasiliana (creio que inclui Vianna, Nestor Duarte) está disponível na net.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Opa ganhei de aniversário "Cibercultura" - Pierre Lévy. Da minha grande amiga Eliane. hehehe

    ResponderExcluir