Quem sou eu

Minha foto
Barretos, São Paulo, Brazil
Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Sociologia e graduado em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista. Professor da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos "Dr. Paulo Prata".

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"Crime de ódio"

      Já postulava Adorno (1903-1969) na Dialética do Esclarecimento, que o Iluminismo fracassara enquanto um referencial para a emancipação da humanidade. A razão que daria lugar a toda superstição e crença propagada pela Idade Média, não conseguiu superar os pré-conceitos construídos nesta época (longe de afirmar que não havia uma cultura singular na Idade Média). Adorno afirmava que a ciência não emancipou o homem, mas acabou por fazer do homem mais um objeto a ser comercializado no sistema capitalista. Adorno é enfático ao afirmar que depois de Auschiwtiz o riso é sinônimo de alienação, frente as barbáries do mundo.
      É com grande comoção que percebo em pleno século 21 que, a afirmativa adorniana está mais do que nunca na pauta do dia. Os direitos humanos fundamentais ainda não foram "iluminados", a racionalização emancipatória não conseguiu atingir os patamares da humanização da humanidade (pleonasmo? antes fosse!).
      É um absurdo ter que lutar para a aprovação da lei que criminaliza os crimes homofóbicos! Se fossémos minimamente humanos não precisaríamos de tal lei para garantir a sobrevivência, a opção de uma orientação sexual, seja ela qual for. E o mais agravante, é que, não estamos falando de um preconceito (que não deixa de ser grave) nos rincões do interior do Brasil, estamos falando do preconceito literalmente exercido ao longo da principal avenida do país. Ou seja, o Progresso científico, econômico, tecnológico, racional continua aquém de um progresso que passa por uma valorização humana.
      Já que a coerção parece ser o único meio em que o homem se humaniza, sou totalmente a favor da punição, da intervenção jurídica, da lei que criminaliza os crimes homofóbicos.
       Infelizmente, Auschiwtiz ainda está dentro de muitos de nós!
      

6 comentários:

  1. É isso mesmo, Marco Comédia, "Auschiwtiz ainda está dentro de muitos de nós!".
    Criminalizar a homofobia é algo coerente com os pressupostos de convivência social num Estado laico. A merda é que os homofóbicos se protegem atrás da capa da religião institucionalizada para assegurar esse comportamento nefasto. E para assegurar direitos assegurados pela Constituição é necessária coerção. Não tem outra forma. É não bobear mesmo. Imagino como se sentiriam alguns fundamentalistas cristãos se começassem a ser perseguidos (na base da porrada mesmo) por suas opções religiosas.
    É criar uma Lei e cobrar, vigiar para a punição daqueles e daquelas que venham a descumpri-la. Simples, ao menos quanto a isso.

    ResponderExcluir
  2. É duro pensar em uma violência protegida pelas "verdades" religiosas. Mas acredito que intolerância está mais dissimulada. A construção da identidade está posta. Onde o gay seria o modelo pelo qual o "eu" não deveria pautar, daí a masculinidade, ou melhor o machismo,se constrói. Mas como diz aquele "velho deitado popular","quem desdenha compra".

    ResponderExcluir
  3. É duro perceber que em pleno século XXI algumas leis ainda são necessárias e é mais duro ainda observar que setores "dinâmicos" da sociedade se opõem ao projeto de lei "fundamentados" pela religião, como é o caso do Mackenzie.
    Outro problema está naquilo que o Oliveira Vianna chamou Brasil real versus Brasil legal, isto é, o descompasso da aplicação da lei... Ou o que chamamos por aqui de "lei que pega, lei que não pega". Não dá para existir maior frustração com a tão propalada modernidade que atingiríamos ao chegar no atual patamar.
    Concordo, "Auschiwtiz ainda está dentro de muitos de nós!"

    ResponderExcluir
  4. Oi Déh! É amiga muito bem lembrado Oliveira Vianna em relação ao descompasso da lei. O que acho mais triste é a necessidade de se aparar em leis para viver a opção de liberdade. Liberdade para mim não combina com lei, coerção, punição...mas é um mal necessário. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. OI Marco. gsotei muito do seu Blog vou segui-lo. Gostei de sua campanha vegertariana, priciplamente de duas chamadas: Não coma o presépio no Natal e a do Cachorrinho, esta é chocante. Tenho um blog de receiitas www.receitasdorasia.blogspot.com Estou com vc e com todos que estão contra a homofobia e as demais forma de preconceito. Um abraço eum ótimo natal sem muita carne.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rasia...obrigado pelo carinho. Milito naquilo que acredito e é muito bom saber que posso contar com sua força. Um Natal cheio de luz pra vc e seus gatos.

    ResponderExcluir