Quem sou eu

Minha foto
Barretos, São Paulo, Brazil
Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Sociologia e graduado em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista. Professor da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos "Dr. Paulo Prata".

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sim, a mulher pode!

"Já registro portanto aqui meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural. 

E que ele possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições civis, nas entidades representativas de toda nossa sociedade. A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um principio essencial da democracia. Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: sim, a mulher pode!

Minha alegria é ainda maior pelo fato de que a presença de uma mulher na presidência da República se dá pelo caminho sagrado do voto, da decisão democrática do eleitor, do exercício mais elevado da cidadania. Por isso, registro aqui outro compromisso com meu país: Valorizar a democracia em toda sua dimensão, desde o direito de opinião e expressão até os direitos essenciais da alimentação, do emprego e da renda, da moradia digna e da paz social." (Dilma Rousseff) 

      Estas foram as primeiras palavras do pronunciamento oficial da nossa Primeira Presidenta do Brasil, na noite de ontem (31.10.10). Noite festiva, por várias motivos. Porém destaco um deles, o fato de uma mulher alcançar o grau máximo de liderança do executivo por meio democrático: o voto. E por fazer deste acontecimento um compromisso de transformações de oportunidades, sinalizando o potencial e a competência que a mulher tem em nossa sociedade. Naturalizar a presença da mulher em espaços antes só liderado pelos homens, significa antes de tudo trazer a tona a igualdade de gênero. 
       Parabéns Dilma Rousseff! Parabéns a todas as mulheres e homens que se fazem representar por uma mulher! Parabéns Brasil! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário